Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Notícias



CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO EXTREMO COMEMORA COM LANCHE CONVÍVIO, O DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA


50

15 de Maio de 2015

No Centro Social Nossa Senhora do Extremo comemoram-se as datas festivas existentes ao longo do ano e assim, no dia 15 de maio celebrou-se o dia internacional da família. As famílias dos clientes foram convidadas a participar num lanche convívio que decorreu no Centro Social, para que os familiares estivessem juntos a celebrar um dia tão importante como este, onde há o estabelecimento/exteriorização de laços afetivos e emoções positivas, que como referem os nossos clientes “ o amor da família, faz bem à alma”.

Ao longo do lanche existiu tempo para partilhas de histórias, vivências passadas que jamais serão esquecidas e convívio entre as diferentes famílias dos vários clientes.

Os clientes e colaboradores tiveram a oportunidade de ver dinâmicas familiares pautadas por amor, respeito e diversão.

Não faltou ao lanche a animação habitual com música popular onde todos os participantes puderam “ dar um passinho de dança”, e cantar com afinco.

No final do lanche convívio os clientes referiram que tinha sido uma tarde muito animada sendo possível verificar que as suas recordações ao serem validadas e valorizadas, quer pelos familiares quer pelos colaboradores da Instituição, ajudam na projecção e elaboração de planos para o futuro.


ATIVIDADE INTERGERACIONAL


50

30 de Abril de 2015

Decorreu no Centro Social Nossa Senhora do Extremo, um encontro/convívio intergeracional, tempo para diferentes gerações estabelecerem contactos que beneficiam ambas as partes.

Este encontro organizado pelo Jardim de Infância de Tourencinho, contou com a presença dos alunos da Universidade Sénior de Vila Pouca de Aguiar, Grupo de Cavaquinhos e também com a participação das crianças dos Jardins de Infância de Telões e Soutelo de Aguiar.

Alunos da Universidade Sénior, grupo de cavaquinhos e as crianças acompanhadas pelos seus Professores e auxiliares proporcionaram aos clientes do Centro e seus colaboradores uma tarde de música com cantares alegres e boa disposição.

As crianças tinham um brilho no olhar, os séniores cantavam e alguns emocionavam-se perante a alegria de ver o grupo de cavaquinhos a cantarem músicas por eles conhecidas.

No final das atuações musicais e antes de ser servido o lanche, foi lido por uma cliente do Centro Social um poema sobre como é bom ser criança ou estar no meio delas, um poema do qual a cliente foi a autora.

O Centro Nª Sr.ª do Extremo agradeceu a visita e toda a animação que ambos os grupos refletiram nos nossos Clientes, assim e como forma de agradecimento foi delegado a uma cliente da Instituição a entrega de flores elaboradas pelos próprios clientes no atelier artes decorativas.

Como tem vindo a ser prática do Centro, ficou também o convite para futuros convívios, pois momentos como estes geram emoções positivas e sentimentos de pertença em ambas as gerações.


CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO EXTREMO COMEMORA DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA.


50

07 de Abril de 2015

No dia 07 de abril comemorou-se o dia Mundial da Atividade Física e o Centro Social Nossa Senhora do Extremo não poderia deixar de o celebrar. Após o convite por parte do Município e Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar para uma sessão de atividade física orientada pelo CLDS + e Universidade Sénior das Terras de Aguiar, dirigido à terceira idade de forma a promover um envelhecimento ativo e saudável, o convite foi aceite e os clientes desde logo manifestaram interesse em participar na dinâmica.

Por volta das 09:45 os clientes acompanhados por dois técnicos da Instituição deslocaram-se até Vila Pouca de Aguiar à praça João Paulo II para em grande grupo e com diversos participantes de diferentes Instituições da região iniciarem às 10:00 horas a sessão de atividade física.

O sol raiava e no rosto dos clientes era visível o entusiasmo e a boa disposição, sempre muito dinâmicos. Realizaram vários exercícios, sentados, de pé, com bola, com arco e com balão, todos os exercícios eram adaptados às necessidades da população sénior.

No final da sessão os clientes referiram que tinha sido uma manhã muito animada e que tinham contactado com pessoas das suas gerações que já não viam há muito tempo.

Atividades que promovam o bem estar físico e também psicológico são sempre de louvar, obtendo como feedback o mais importante, um sorriso nos lábios dos nossos clientes.


SIMULACRO DE UM INCÊNDIO URBANO – CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO EXTREMO


50

05 de Março de 2015

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo realizou, no dia 05 março, um Simulacro no sentido de operacionalizar a evacuação dos/as Clientes numa eventual situação de emergência real. Era objetivo dar cumprimento ao Plano de Segurança Interna e desenvolver a proatividade de todos os elementos pertencentes à Equipa de Segurança, de modo a proceder à evacuação do edifício de forma assertiva e segura, mantendo sempre a calma dos/as Clientes e de todos/as os/as Colaboradores/as.

O cenário criado para o exercício tinha por base um incêndio na lavandaria da Instituição. Por volta das 16.20h soou o alarme interno, indicando que havia uma avaria na lavandaria. Prontamente a equipa de primeira intervenção detetou a presença de fumo e que a máquina de lavar se encontrava a arder. De imediato, tentaram intervir com os meios disponíveis, enquanto a equipa de segurança procedia desde logo ao corte da energia életrica e do gás. Supostamente, como o incêndio não foi dominado pela equipa de primeira intervenção, esses mesmos elementos comunicaram à Delegada de Segurança que era necessária ativar os Bombeiros e proceder à evacuação do edifício.

A equipa de evacuação procedeu de forma rápida e eficiente à evacuação do edifício, transportando todos os/as Clientes para o ponto de encontro definido, os quais se mantiveram calmos ao longo de todo o exercício. A equipa de apoio logístico também efetuou os devidos serviços e tinha prontamente os contactos dos/as Clientes, afim de proceder à ligação com os familiares, caso se tratasse de uma situação verídica.

Estiveram presentes, desde o início do Simulacro, o Exmo. 2º Comandante Operacional Distrital, Fernando João, o representante da Proteção Civil Municipal, João Fontes e o Comandante dos Bombeiros, Borges Machado.

Assim que acionado o alarme e efetuado o alerta para as autoridades, a Guarda Nacional Republicana chegou prontamente ao local, bem como os Bombeiros com dois veículos de combate a incêndio e uma ambulância, trazendo na totalidade 12 bombeiros. Logo que chegaram receberam toda a informação através da Delegada de Segurança e prosseguiram com o combate ao incêndio, dando-se o exercício como terminado por volta das 16.50h.

Por último, foi realizada uma reunião entre a equipa de segurança e os elementos representantes das forças de intervenção, onde se efetuou o “briefing” do exercício. De uma forma geral, foi salientada a prontidão, forma segura e calma com que todos/as os/as Colaboradores/as desempenharam os seus papéis e a segurança com que os/as Clientes foram retirados. Não deixando de reforçar que o edifício cumpre com todos os requisitos legais exigidos, foram ainda apontadas sugestões para próximos exercícios e salientado o quão importante são estas ações para um melhor desempenho num eventual incêndio real.

De salientar que a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas se encontra prestes a solicitar a certificação segundo a norma ISO 9001:2008 e Manuais da Segurança Social para nível A, o que por si só acrescenta algumas exigências, as quais vão muito além dos requisitos legais exigidos, que contribuíram também para o sucesso do Simulacro efetuado.