Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Notícias



Carnaval no Centro Social Nª Sra. Do Extremo


50

05 de Fevereiro de 2016

O Centro Social Nª Sra. do Extremo festejou o Carnaval de forma antecipada no passado dia 3 do corrente mês, em virtude da interrupção para férias escolares, por parte dos Infantários de Tourencinho, Soutelo de Aguiar e Telões, parceiros neste desfile carnavalesco.

A concentração deu-se no centro da aldeia e em desfile, idosos e crianças, percorreram as principais ruas em direção às Instalações da Estrutura Residencial para Idosos, para que todos/as os/as Clientes pudessem usufruir da animação.

Contámos também com a presença de um grupo de jovens da aldeia que ajudou a dar um “colorido” à festa, tocando bombos.

Entre cantorias, disfarces e bailarico, mais uma vez juntámos gerações, atividade que julgamos salutar para todos/as envolvidos/as, trazendo uma grande mais-valia e em simultâneo mantendo vivas as tradições..

Estas iniciativas são bem-vindas, pois a população carece deste tipo de informação. O Lar de Tourencinho pretende dar respostas às questões atuais no sentido de ajudar as pessoas a terem uma vida melhor e mais segura na medida do possível.


Entrega de presentes a crianças carenciadas


50

23 de Dezembro de 2015

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo, em colaboração com os clientes do balcão do Banco BPI de Vila Pouca de Aguiar, entregou neste Natal, presentes a 25 crianças carenciadas do Concelho.

Segundo a representante do BPI, banco mentor deste projeto e iniciativa, esta ação já se desenvolve há quatro anos, em colaboração com outras Instituições do Concelho, tendo sido este ano realizada parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Extremo.

A seleção das crianças foi efetuada pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Pouca de Aguiar (NLI) e, previamente, a própria criança ou técnico/a de acompanhamento delineou qual o presente mais adequado para a criança em questão.

A iniciativa começou com a colocação de “cartões presente” numa árvore de natal, que se encontrava no balcão do banco, onde constava o primeiro nome e a idade da criança, que foram sendo recolhidos pelos vários clientes do BPI que compararam a respetiva prenda. O sorriso e agradecimento das crianças e pais foi notório, deixando espelhado um “muito obrigado” a todos os clientes que partilharam um pouco de si com quem tem mais dificuldades.

O Centro Social agradece também ao BPI pela iniciativa e disponibiliza-se a participar nesta ou noutras ações solidárias, desejando a todos um Santo e Feliz Natal.


ATIVIDADES NATALÍCIAS DO CENTRO SOCIAL Nª. SRA DO EXTREMO


50

11 de Dezembro de 2015

O Centro Social Nª. Sra. do Extremo tem vindo a comemorar a época natalícia com aqueles que lhe são mais próximos. Desta feita, no dia 11 do corrente mês, realizou mais um intercâmbio geracional, com o infantário da aldeia, onde crianças e idosos celebraram entre contos de natal, apresentação de coreografias e músicas natalícias. Terminou a tarde com um lanche convívio.

A Instituição foi também visitada pelos repórteres da SIC, para os quais deu uma mostra da preparação da ceia de natal que decorreu no dia 18, para cerca de 300 pessoas, entre as quais, clientes, sócios, e amigos.

Do programa constou uma Missa na capela da aldeia, seguida de um concerto de natal pelo Orfeão Terras de Aguiar e posterior ceia tradicional de natal numa tenda montada para o efeito.

Houve ainda distribuição de presentes para todos os/as clientes, bem como discursos por parte de alguns dos convidados - Dr. Alberto Machado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar; Dr. Álvaro de Sousa, Presidente Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar; Dr. José Manuel Ferreira, Diretor de Unidade do Centro Distrital de Seg. Social; Prof. Licínio Rio Costa, Presidente da Assembleia do CSNSE; Dr. Borges Machado, Presidente do CSNSE.


ENCONTRO DE GERAÇÕES


50

17 de Setembro de 2015

No dia 17 de setembro Centro Social Nossa Senhora do Extremo recebeu a visita de um grupo de crianças e jovens, da aldeia, com idades compreendidas entre os 4 e os 14, que tomou a iniciativa de dinamizar um conjunto de atividades para os/as clientes das respostas sociais daquela Instituição após uma proposta à equipa de Animação Sociocultural.

Eram 10 os intervenientes que ao longo da tarde, entre representações de histórias bem conhecidas dos/as clientes – “ A Bela Adormecida” e “Branca de Neve” – uma “aula” de Zumba e bailarico tradicional, animaram os idosos que divertidos e bastante participativos os acolheram.

A sala encheu e as atenções voltaram-se para o grupo que com desenvoltura dava seguimento ao “programa” por eles delineado.

É de louvar a iniciativa destas crianças e jovens que estimam a terceira idade e reconhecem a importância de se manter ocupados.

Todos os presentes mostraram grande satisfação e pediram para que mais vezes ao grupo os viesse visitar. Ficou a promessa que mais iniciativas de desenvolverão.

A tarde culminou num lanche convívio entre todos.


O CENTRO SOCIAL Nª SRª DO EXTREMO, VISITA A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR


50

30 de Junho de 2015

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo fez uma visita à Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar no dia 30 de junho do corrente ano, para assinalar o Dia Internacional da Biblioteca - 01 de julho.

Os/as clientes tiveram direito a uma visita guiada por todas as salas que compõem a biblioteca, com uma explicação detalhada em cada uma.

Foi a primeira vez que grande parte dos/as clientes foram a uma Instituição desta índole, pelo que a visita se revelou bastante agradável e interessante para todos/as.

Mais uma vez a tarde terminou com um lanche-convívio entre todos os/as clientes.


AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE, PROMOVIDA PELO GRUPO DE ESTÁGIO DE ENFERMAGEM, DO CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO EXTREMO


50

30 de Junho de 2015

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo acolheu um grupo de alunas do 1º ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, que durante um mês teve o seu primeiro contacto com a prática profissional podendo por em prática os seus conhecimentos nesta Instituição.

No final do seu período de estágio curricular, com a presença do seu orientador de estágio - Carlos Torres, docente da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real - promoveram uma sessão de esclarecimento sobre a importância da atividade física na terceira idade. Abordaram o tema de uma forma simples de modo a ser percebida por todos/as os/as clientes. No final da apresentação houve ainda tempo para uma sessão de exercício físico, tendo a atividade culminado num lanche-convívio entre todos os intervenientes.