Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Notícias



Festa de Natal da Instituição


50

22 de dezembro de 2017

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo realizou, uma vez mais, a sua imponente Festa de Natal para todos os Clientes e Familiares, Sócios e Entidades Oficiais, mais próximas da Instituição, perfazendo um total de mais de 320 convidados.

As festividades tiveram início com a preparação de todo o espaço envolvente, pelo que a festa se realizou numa tenda, posicionada em frente às instalações do Lar Nossa Senhora do Extremo, devidamente decorada e aquecida. Os Utentes e familiares do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio foram transportados nas viaturas da Instituição até à Capela de Tourencinho, onde se deu o início das comemorações com a tradicional Missa, celebrada pelo Padre Domingos Barrias, Pároco da freguesia de Telões.

A Ceia de Natal contemplou todas as iguarias típicas desta quadra natalícia, não faltando em nenhuma das mesas variadíssimas entradas, o prato de bacalhau, o prato de polvo e as diversas sobremesas, tais como waffles com gelado, fruta laminada, pudim caseiro, tartes, bolos variados, sonhos, rabanadas, aletria, bolo-rei, entre outras.

De salientar que, no decorrer da Ceia, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a vários momentos musicais e de recitação de poesia, com a participação especial do Coro de Telões, do Orfeão Terras de Aguiar e do Professor João Paulo Lopes, acompanhando pelo seu filho, clarinetista profissional, e dos seus alunos.

De destacar o momento, em que a aluna Carlota do 8o ano, do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, emocionou os convidados com a sua doce voz ao cantar um fado.

Para finalizar as atuações, vivenciou-se um momento de surpresa levado a cabo pelas Colaboradoras da Instituição, que consistiu na declamação de um Auto de Natal e de uma música (“Aleluia”) adaptada e dedicada ao Centro Social Nossa Senhora do Extremo.


Passeio Anual da Instituição: Esposende – Quinta da Malafaia


50

13 de julho de 2017

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo realizou mais um passeio anual e contou com a presença dos Clientes, colaboradores e sócios. A saída ocorreu por volta das 8:30 em direção a Esposende com uma pequena paragem em Barcelos para o pequeno-almoço, oferecido pela Instituição. Ainda da parte da manhã, os presentes tiveram oportunidade de visitar a praia de Esposende, tirar fotografias e apreciar a paisagem à beira-mar.

Já na hora de almoço, os clientes dirigiram-se para a Quinta da Malafaia, onde puderam deliciar-se com várias iguarias como o pão de Viana, sardinhas, mista grelhada, arroz de feijão, fruta e pão-de-ló. Após o almoço, o espetáculo teve início com a malhada do milho. De seguida, houve a atuação do rancho folclórico, música popular e muita dança! Há hora do lanche, foram servidas pataniscas de bacalhau, caldo verde, tremoços e azeitonas, sem esquecer o vinho e a sangria que estiveram ao dispor durante a tarde. O maior arraial minhoto do país também teve marchas com arcos decorados para cada Instituição presente na festa, bem como gigantones e cabeçudos e terminou com a largada de balões. De referir que foi uma tarde muito animada e todos tiveram oportunidade de interagir e dançar.

No final da tarde, e de regresso a Tourencinho, realizou-se uma paragem no Alvão para um jantar recheado de petiscos tipicamente portugueses. A chegada à Instituição deu-se por volta das 20h00.


Participação no V Encontro de Idosos da Associação de Solidariedade Social de S. Pedro


50

29 de junho de 2017

Os clientes do Centro Social Nossa Senhora do Extremo, a convite da Associação de Solidariedade Social de S. Pedro, tiveram oportunidade de ir até Sanfins, aldeia do concelho de Valpaços. Os clientes saíram de Tourencinho por volta das 8:30h numa viatura da Instituição juntamente com dois técnicos, tendo chegado à Residência Sénior do Lar de S. Pedro às 10:30h. As atividades iniciaram-se com a Eucaristia em honra de S. Pedro, que juntou Instituições de vários concelhos do distrito de Vila Real. Após a missa, decorreu um almoço convívio no interior nas instalações da Residência Sénior, recheado de pratos típicos dos santos populares: sardinhas e fêveras com broa e caldo verde.

Após o almoço, a tarde foi animada com dança e muita música, a cargo da Universidade Sénior de Mirandela. Já no final da tarde, e antes dos Clientes regressarem, foram presenteados com uma medalha de participação pela Associação anfitriã. Foi uma tarde repleta de muita animação ficando desde já expresso o nosso agradecimento pelo convite de participação.


Passeio Centro Social Nossa Senhora do Extremo


50

15 de Outubro de 2016

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo realizou no passado dia 15 de outubro o seu passeio com Clientes, Sócios e Colaboradores à cidade de Viana do Castelo.

A preparação para a viagem começou bem cedo, com o transporte dos clientes do serviço de apoio domiciliário e centro de convívio dos seus domicílios para as instalações da Instituição. A partida dos dois autocarros, com os clientes das três respostas sociais, sócios e colaboradores, foi às 9h da manhã.

A viagem prosseguiu de forma animada de Tourencinho até Barcelos, local que serviu para se efetuar uma paragem para o reforço do pequeno-almoço. A Seguiu-se viagem diretamente a Viana do Castelo, mais propriamente ao magnífico Santuário de Santa Luzia, local de culto e verdadeiro ex-libris da cidade, que tiveram oportunidade de visitar, rezar e apreciar a sua beleza.

O almoço convívio foi servido nas instalações dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, pelo que não podemos deixar de lhes agradecer na pessoa do Sr. Comandante António José da Cruz pela forma amistosa como recebeu o grupo e pela disponibilidade e apoios necessários. A alimentação ficou a cargo do Centro Social, constando da ementa frango assado e arroz de ervilhas com os diversos acompanhamentos. Após o almoço, a animação foi da responsabilidade de alguns participantes, que com seus instrumentos musicais, vozes e boa disposição proporcionaram um animado e divertido baile no qual todos quiseram dar um “pezinho de dança”.

A tarde continuou pela bela cidade de Viana do Castelo com uma visita ao “Navio Hospital Gil Eannes”. A viagem de regresso fez-se pela costa, em especial pela cidade de Póvoa do Varzim, onde todos puderam apreciar a beleza do oceano atlântico.

Fez-se ainda uma paragem para lanchar e por fim, o percurso de regresso foi efetuado pelo túnel do Marão, dado que grande parte dos idosos o desconhecia “só tinha ouvido falar na televisão”. A maioria ficou admirada com a sua extensão e dimensão “não imaginava que era assim”, refeririam alguns.

A viagem foi sempre bem animada com música, cantigas, muitas palmas à mistura e sorrisos constantes. Foi um dia bem passado que o Centro Social ofereceu a todos que nele participaram, permitindo momentos de muita alegria e felicidade e grande confraternização.


CERTIFICAÇÃO NÍVEL A


50
50

23 de Outubro de 2015

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo, constituído IPSS em 23 de dezembro de 2003, com sede na Rua dos Xudreiros nº 10, em Tourencinho, sendo a sua área de ação todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar, alcançou em junho de 2015 a Certificação para nível A das Respostas Sociais de Estrutura Residencial para Idosos e de Serviço de Apoio Domiciliário, tornando-se assim na única IPSS do distrito de Vila Real certificada para este nível.

Os dados oficiais informam que, à data de 31 de dezembro de 2014, a nível nacional apenas se encontravam seis respostas sociais de Estrutura Residencial para Idosos certificadas para nível A, bem como seis Serviços de Apoio Domiciliário. No distrito de Vila Real apenas se encontravam certificadas pelo ISS uma Estrutura Residencial para Idosos para nível B e uma para nível C, e um Serviço de Apoio Domiciliário para nível C.

A entidade responsável por todo o processo de certificação foi a APCER, para além da certificação segundo os Manuais do ISS, a Instituição certificou igualmente ambas as respostas sociais pela Norma ISO 9001:2008.

O sistema de qualificação das Respostas Sociais baseia-se numa filosofia de melhoria contínua da qualidade, pelo que, para cada critério estão estabelecidos três níveis de exigência para o cumprimento dos requisitos – Nível C, B e A. O nível A de certificação indica nível de excelência, o que se traduz no cumprimento da totalidade dos requisitos existentes para a certificação de uma Resposta Social. Significa que todas as exigências, indicações e solicitações existentes têm uma resposta e são cumpridas através de procedimentos específicos dos quais advêm outra documentação como impressos, registos, manuais e folhetos. A Certificação de Nível A é global e total, estando incluídas todas as áreas, recursos e serviços prestados, significa dar resposta a procedimentos que vão desde os/as Clientes, aos recursos humanos, às instalações, aos procedimentos de desempenho ambiental e social, bem como a análise dos resultados com vista à melhoria contínua. No que respeita ao funcionamento da Instituição significa que todos os/as Colaboradores/as desempenham as suas funções com qualidade, cumprindo com o nível de excelência que lhes é exigido tendo sempre como foco o bem-estar e a satisfação de todos os/as Clientes e familiares.

Como afirma o Presidente da Direção, Manuel Borges Machado “ É um orgulho, para quem aqui trabalha, representar uma instituição com este nível de excelência. O nosso objetivo é melhorar os serviços prestados aos nossos clientes, nas várias respostas sociais que dispomos”. A Instituição tem, na sua totalidade, 40 clientes de Serviço de Apoio Domiciliário, 23 na Estrutura Residencial para Idosos e 20 em Centro de Convívio. Atualmente o Centro Social mantém em funções 36 colaboradores, dos quais seis técnicos, que integram a Equipa da Qualidade, reúnem semanalmente para dar continuidade a todo o processo de certificação, o qual obriga a um sistema de monitorização contínua. Afetos à Instituição estão ainda cinco elementos do Rendimento Social de Inserção (RSI) que intervêm com mais de 180 agregados familiares de todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar. O CSNSE é assim uma Instituição de referência por todo o trabalho desenvolvido e apoio prestado à comunidade.