Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Apresentação da Instituição


Dados Gerais




DESIGNAÇÃO/DENOMINAÇÃO SOCIAL:

Centro Social Nossa Senhora do Extremo
ENDEREÇO:
Tourencinho – Vila Pouca de Aguiar
LOCALIDADE:
Tourencinho
CÓDIGO POSTAL:
5450-287
TELEFONE:
259 468 126 / 028
FAX:
259 468 051
EMAIL:
centro-social-extremo@portugalmail.pt
FORMA JURÍDICA:
IPSS
NÚMERO DE REGISTO E DATA:
Nº 103/04 a 13/09/2010
RESPOSTAS SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO:
  • Serviço de Apoio Domiciliário
  • Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas
  • Centro de Convívio
  • Rendimento Social de Inserção
  • Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados
  • Breve Historial




    150px

    O CSNSE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, (IPSS), sem fins lucrativos, constituída por escritura pública realizada no Cartório Notarial de Vila Pouca de Aguiar em 23 de Dezembro de 2003, com sede na Rua dos Xudreiros, n.º 10 no lugar de Tourencinho, sendo a sua área de ação o concelho de Vila Pouca de Aguiar. Iniciou a sua atividade em 2004, com intervenção em todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

    O CSNSE tem estatutariamente definido como principais finalidades: desenvolver atividades de caráter social; apoiar a população desfavorecida; apoiar a infância, a juventude, a deficiência, a dependência e a 3ª idade; desenvolver atividades de promoção e proteção da saúde, na educação e formação profissional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades dos cidadãos.

    Com um objeto social de amplo espectro, o CSNSE começou por direcionar a sua intervenção para o apoio às famílias com dificuldades de acesso a bens alimentares essenciais. A sua atividade foi de facto iniciada com a distribuição de géneros alimentares a carenciados, no âmbito do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). Mantém este serviço desde maio de 2004.

    Também logo após a sua constituição, estabeleceu como prioridade o apoio a pessoas idosas. Pelo que tem em funcionamento desde junho de 2005, as Respostas SAD e CC, que atualmente servem 60 pessoas idosas.

    No âmbito das suas atividades junto da comunidade local, o CSNSE começou por perceber a necessidade de criar outras estruturas que lhe permitissem cuidar de outra franja da população: famílias desestruturadas, indivíduos, social e profissionalmente, desinseridos. Surge nessa sequência, o cumprimento de uma outra dimensão prevista nos seus estatutos, a estruturação de Oferta Formativa para públicos desfavorecidos, com baixas habilitações e sem qualificação profissional. Pelo que, desde 2006, tem vindo a desenvolver cursos de formação (tipologias 2.2. e 6.1.).

    A par destas atividades e sempre atento quer às necessidades da população que serve, quer aos seus objetivos enquanto IPSS foi, ao longo dos anos, realizando esforços pela instalação de um gabinete técnico de apoio às famílias, intenção que concretizou em 2007, através da constituição de uma Equipa Técnica de Acompanhamento aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), a qual foi gradualmente apoiando um número cada vez maior de famílias. Atualmente, todas as famílias que beneficiam desta medida de apoio social, pertencentes ao Concelho de Vila Pouca de Aguiar, são apoiadas por esta equipa.

    Esta equipa constitui a estrutura operativa de implementação da medida RSI para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, competindo-lhes o diagnóstico das necessidades dos agregados familiares, a negociação, elaboração e concretização dos Contratos de Inserção, a organização dos meios inerentes à sua prossecução, bem como o acompanhamento e avaliação da respetiva execução.

    Sempre foi intenção do CSNSE implementar mais uma resposta social destinada à população idosa, que se concretizasse na criação de uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas. Pelo que, iniciou em Abril de 2011, a construção desta infraestrutura, no lugar de Tourencinho, que ficou concluída em dezembro de 2012. Esta resposta social abriu a 1 de maio de 2013.