Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Formação


Vantagens em aprender.

O conhecimento é, cada vez mais, o motor da nossa sociedade. Sabemos que quanto maior for o grau académico e os níveis de formação, tanto mais facilmente os indivíduos podem fazer a sua adaptação ao mercado de trabalho, seja encontrando o seu primeiro emprego, seja fazendo a reconversão para outra profissão.

As competências inerentes a esta unidade resumem-se à preparação, desenvolvimento e avaliação das ações de formação, em sistemas de qualificação profissional e/ou de formação de ativos.

Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) têm por objetivo principal a elevação dos níveis de habilitação escolar e profissional (formação de dupla certificação) a adultos não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de inserção no mercado de trabalho e que não tenham concluído a escolaridade obrigatória ou o ensino secundário.

As áreas propostas em candidatura são fruto das pré-inscrições recolhidas, da oferta existente no mercado e do conhecimento atualizado que o CSNSE possui sobre a realidade da região.

A Instituição tem promovido formação no âmbito da Tipologia de Intervenção 6.1 (Formação para a Inclusão) e Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos).

A Tipologia de Intervenção 6.1. - Formação para a Inclusão, tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto de grupos excluídos ou socialmente desinseridos, tendo em vista a aquisição de capacidades que lhes permitam integrar ou concluir ações de formação que confiram certificação e/ou a reintegração no mercado de trabalho.


Formação desenvolvida:


2006/2007 – Curso EFA “Apoio Familiar e à Comunidade”, dirigido a um grupo 16 mulheres, desempregadas de longa duração, no âmbito do Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS);



2009/2010 – Curso EFA Curso “Apoio Familiar e à Comunidade” dirigido a um grupo 16 mulheres, desempregadas de longa e a beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, no âmbito do Plano Operacional do Potencial Humano (POPH);



2009 – Curso RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) para conclusão do 12º ano, em parceria com o CNO (Centro de Novas Oportunidades) de Chaves para um total de 12 alunos.


2008/09/2010 – Ações de sensibilização sobre estilos de vida saudável e Gestão e Organização Doméstica dirigidas a beneficiários do Rendimento Social de Inserção com fragilidades nestas áreas;


2010/2011 – Curso Cidadania e Empregabilidade (Formação para a Inclusão), dirigida a 16 beneficiárias do RSI, selecionadas pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Pouca de Aguiar.



2011/2012 – Cursos de Formação para a Inclusão (Intervenção Familiar) dirigida a 32 indivíduos beneficiários do RSI, selecionados pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Pouca de Aguiar.



Em 2007, o CSNSE celebrou com o Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real um protocolo, que tem como objetivo desenvolver ações de acompanhamento dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Foi criada assim a Equipa de Protocolo do RSI, constituída por dois técnicos superiores e três ajudantes da ação direta, que intervêm em todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Em 2009, celebrou um Protocolo de Cooperação no âmbito do CSI (Complemento Solidário para Idosos), constituindo-se como Instituição Solidária de Referência.

Ainda no ano de 2009, o Centro Social formalizou uma candidatura ao programa POPH, medida 6.12 do QREN para a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos (LAR), a qual teve início em abril de 2011, na aldeia de Tourencinho, tendo ficado concluída em dezembro de 2012.