Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

Área de Intervenção





O Centro Social Nossa Senhora do Extremo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, (IPSS), sem fins lucrativos.

Este Centro Social tem por finalidade apoiar a população carenciada do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, desenvolver atividades de carácter social, designadamente de apoio à terceira idade, dado que neste concelho existe um número elevado de população idosa, sem retaguarda familiar fruto da elevada taxa de emigração das gerações mais novas. No entanto, são também seus objetivos principais apoiar as áreas da infância, juventude, deficiência e dependência, sendo os seus objetivos secundários: desenvolver atividades de promoção e proteção na saúde, na educação e formação profissional bem como na promoção da igualdade de oportunidades dos cidadãos.

Presentemente desenvolve a sua atividade através de acordos de cooperação com a Segurança Social para as Respostas Sociais de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio, dando apoio a diversos idosos do Concelho de Vila Pouca de Aguiar. Os serviços prestados pela Instituição passam pela alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas, higiene habitacional e serviços de animação e socialização, bem como assistência medicamentosa e pequenas reparações /apoios no domicílio.

O Centro Social desenvolve também a Resposta Social de Estrutura Residencial para Idosos (ERI) através da nova infraestrutura, cuja construção iniciou em Abril de 2011, tendo sido a sua candidatura formalizada no mês de Março do ano de 2009 ao programa POPH, medida 6.12 do QREN. Surge assim, o Lar Nossa Senhora do Extremo.

Compreende ainda o seu âmbito de intervenção, uma outra franja da população nomeadamente, famílias desestruturadas e indivíduos social e profissionalmente desinseridos. Surge assim o cumprimento de uma outra dimensão, prevista nos seus estatutos: a estruturação de oferta formativa para públicos desfavorecidos, com baixas habilitações e sem qualificação profissional.

O Centro Social dispõe ainda de uma Equipa do Rendimento Social de Inserção (RSI) que, em parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, efetua o acompanhamento a cerca de 180 (cento e oitenta) famílias, beneficiárias desta medida de Política Social, do concelho de Vila Pouca de Aguiar.