Centro Social Nª Srª do Extremo
MISSÃO: “Cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.”

CARATERIZAÇÃO DO LOCAL



Aldeia de Tourencinho



O CSNSE encontra-se inserido num meio rural, na aldeia de Tourencinho, a qual se situa no extremo sul do Vale de Aguiar, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, pertencendo à freguesia de Telões. É sem dúvida um dos lugares mais antigos desta paróquia, visto que já antes do Século XIII era uma das “vilas” com um maior número de casais. Com uma área de 2 quilómetros quadrados, é morada para uma média de 300 habitantes. Possui estação na Linha do Corgo, embora descativada e sem serviço ferroviário.

Nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, todos os autores indicam que esta povoação recebeu foral na primeira metade do século XIII, já no Núcleo Antigo 264, aquando do inventário mandado fazer pelo então Marquez de Castelo Rodrigo. A história da aldeia de Tourencinho não se pode separar da aldeia dos Xudreiros, pois já em 22 de Junho de 1515, quando o Rei D. Manuel outorgou o Foral dado às Terras de Aguiar da Pena, se falava da aldeia dos Xudreiros como aldeia erma e não havendo memória de ser povoada, tendo todas as suas terras ficado para a aldeia de Tourencinho, à qual pagava os direitos.

Reza a lenda que as pessoas que viviam na aldeia dos Xudreiros foram atacadas por formigas, pelo que tiveram que fugir para a aldeia de Tourencinho. Ainda hoje são visíveis os vestígios desta mesma aldeia, como por exemplo um Dólmen.

Em Tourencinho as pessoas sempre se dedicaram ao trabalho do Barro par além de outras atividades artesanais, tais como a tecelagem do linho e lã, sendo que a mais importante era sem dúvida o barro quer para fabricar a louça preta, quer no fabrico da telha no lugar do Barreiro. Esse trabalho era apenas feito durante os 3 meses de Verão, embora o fabrico da loiça preta fosse todo o ano. Havia um número muito elevado de famílias que se dedicavam ao fabrico desta louça.

Atualmente, Tourencinho é uma aldeia com características rurais, onde toda a gente se conhece, existindo uma grande entreajuda nos trabalhos agrícolas.

Santuário de Nossa Senhora do Extremo




O Santuário localiza-se no monte de Tourencinho, a 2,5km da povoação. Local de grande interesse a nível do concelho e distrito. É de realçar a realização anual da peregrinação das Ladainhas (no dia da Ascensão do Senhor ao Céu). Também o Ano 2000 teve grande impacto ao realizar-se o Jubileu.

Capela de S. Sebastião




Capela de Santa Lúzia




Localizada no monte de Tourencinho a 1km da aldeia, é a primeira capela que se encontra no caminho, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Extremo.

Capela de S. Sebastião




Esta Capela também conhecida como Capela de São Jorge, localiza-se no monte de Tourencinho, a 1,9km da aldeia. À frente da capela encontra-se a fonte dos milagres.